Geral

Professor Vilson Sena de Macedo deixa o cargo de secretário municipal de educação de Espigão do Oeste e continua presidente da Undime Rondônia até março de 2021

O Secretário Municipal de Educação de Espigão do Oeste, Vilson Sena de Macedo deixa o cargo de secretário, mas, continua como presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Undime/RO, até março de 2021. Durante os dois anos e meio como secretário municipal de educação Macedo deixa o cargo com a sensação de ter dado o melhor de si para desempenhar a função que pra ele foi muito desafiadora: “até o momento foi a mais desafiadora da minha vida”.

“Tenho a consciência de ter assumido a secretaria num período muito crítico pra educação municipal e depois não só para o município, mas para o estado, o Brasil e para toda a humanidade, e num contexto mais preocupante ainda para educação. No entanto, durante todo o meu tempo procurei garantir com muita seriedade e comprometimento uma boa gestão”, destacou Vilson.

Durante a sua gestão foram feitas varias obras: reforma do pátio da escola Simone moura Rosa, construção do pátio da escola Sergio Balbinott, Acessibilidade das escolas da zona rural, troca da subestação elétrica das escolas Simone Moura Rosa, Sergio Balbinot e Tancredo de Almeida Neves do Pacarana, reforma e ampliação da escola Teobaldo Ferreira, continuidade e conclusão da quadra da escola Clélia Deivid Mundin, construção de um muro de contenção da quadra da escola Clélia, continuidade da obra da creche Ilzeni Dettimann.

Vai deixar empenhada a construção do refeitório da escola Simone Moura Rosa, a construção de 12 salas de aulas para as escolas da zona rural, foram adquiridos mais de 200 mil reais de equipamentos de informática, mais de 100 mil reais de mobiliário para as escolas, mais de 200 mil reais em compra de ar condicionados para as escolas, deixa comprado aproximadamente 100 cadeiras branca de plástico para as escolas realizarem seus eventos. Vai deixar comprados mais de 300 novas carteiras, também irá deixar comprados para as escolas, em especial para o pessoal da limpeza, o carro funcional de limpeza completa.

Na gestão foram contratados mais de 10 professores, mais de 10 profissionais para atuar no apoio como merendeiras, limpeza e motoristas.

Foi contratada uma nutricionista só pra Semed, pois a que atuava na Semed atendia também a saúde.

“E assim quero ressaltar que a nossa merenda escolar é de qualidade”, lembrou Macedo

Para os profissionais de apoio, que são os vigias, merendeiras, motoristas e pessoal da limpeza, em sua gestão a administração passou a pagar a insalubridade e periculosidade, direito que nunca tinha sido pago. Também foram adquiridos uniformes para estes servidores.

“Solicitamos que no próximo concurso seja incluída uma psicóloga pra educação, uma assistente social e um engenheiro”, lembrou o secretário.

No pedagógico.

Tivemos a finalização do Pnaic, formação da BNCC, encontro pedagógico, palestra sobre transtornos do neurodesenvolvimento. Os transtornos do neurodesenvolvimento são caracterizados por déficits no desenvolvimento que trazem prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico/pedagógico e, posteriormente, profissional”, realizou também um encontro com os professores, em parceria com o SEBRAE e Sicoob com o Tema Nova Era da Educação, neste mesmo dia também foi feita uma formação com o pessoal do apoio, a escola Aurélio realizou o programa novo mais educação, varias palestras em parceria com a Seduc, também em parceria com a vereadora Lirvane e a deputada Jaqueline Cassol com o tema Despertar para a vida.

Também deixa um termo de compromisso assinado com o SEBRAE Rondônia sobre educação empreendedora, uma vídeo conferencia motivacional com a psicóloga Milena, vídeo conferencia motivacional como também uma webinar com o Emerson Pinduka, sobre motivação com o tema Despertando Gigantes, uma webinar sobre saúde mental com o Walmir Étori, o Musicando, realizando dois desfiles de sete de setembro, formação para os diretores e supervisores e orientadores, começou a instituir na rede as avaliações diagnostica com objetivo de aferir melhor aprendizado das crianças, instituiu o diário eletrônico na rede, existindo alguns problemas, mas, como tudo que é novo existem dificuldades. Contratação do diário eletrônico.

Também em parceria com a nossa escola Teobaldo foi realizado uma formação básica do zoom para os professores. Se destacando em nível de estado e nacional no Busca Ativa, e Vilson parabeniza a Sonia Lima, conquistando o selo UNICEF. Mantendo dentro da meta do IDEB, e parabenizando as escolas Brás Cubas, Clélia, Simone e Teobaldo. Escola Teobaldo participou de evento nacional do conviva educação, escola Tancredo dos mais 200 participantes do premio gestão educação 2020 ficou 14º lugar, e o plano de retorno sendo eleito pelo o tribunal de contas como o melhor do estado de Rondônia, servindo de modelo para mais de 20 municípios inclusive para alguns municípios paulistas.

Transporte escolar.

Foram adquiridos através de convênio um ônibus novo no valor de 230 mil reais, criando a lei do transporte escolar, o regimento do transporte escolar, e criou também o sistema do transporte escolar, deixando licitada a terceirização dos monitores do transporte escolar. E também o aplicativo via escolar. Está deixando comprados pneus novos para o transporte usar o ano todo. E a nova licitação do transporte escolar.

Vilson Macedo explica que a transição foi muito tranquila e amigável, agradeceu o prefeito Nilton Caetano de Souza e o Vice – prefeito Walter Gonçalves Lara, a todos os servidores da educação e desejou os sentimentos mais nobres de bom trabalho e sucesso ao prefeito Weliton e a Secretária Selma Gonçalves Censi, que assume a pasta em seu lugar.

Fonte: Sabino Sonorização

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo