Destaques

Presidente do SAAE apresenta relatório de realizações da Autarquia durante sua gestão

Jadir Roberto Hentges

O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Cacoal (SAAE – Cacoal), Jadir Roberto Hentges, nomeado em 25 de outubro de 2018 para administrar a autarquia, traz ao conhecimento da população as principais realizações durante sua gestão. Nesse período de pouco mais de 02 anos, foram realizadas várias melhorias na rede de água e esgoto, destacando-se, principalmente, as ampliações de rede de esgotamento em vários bairros da cidade, o que garantiu o atendimento com esses serviços a mais de duas mil novas famílias.

Em relação à compra de equipamentos para melhorar as condições de atendimento à população, nesse período foi adquirido um caminhão, equipado com dispositivo de hidrojateamento para desobstrução da rede de esgoto, no valor de R$ 786.000,00, foi comprado um veículo para o Departamento de Engenharia e feitos vários investimentos na rede elétrica. Também nesse período o SAAE conseguiu a liberação de 11 milhões de reais, junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, para a construção de uma nova estação de tratamento de água em Cacoal, obra que deverá ser licitada e iniciada a partir de 2021.

Além desses altos investimentos por parte do SAAE, com recursos próprios ou federais, os serviços essenciais continuam em andamento, entre eles a ampliação do número de residências atendidas com o fornecimento de água encanada. Nesse período, mais de duas mil famílias foram atendidas com a solicitação de água encanada.

CONFIRA, ABAIXO, O RESUMO DAS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES DO SAAE SOB A GESTÃO DO ENGENHEIRO JADIR ROBERTO HENTGES:

Execução de obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do Bairro São Marcos e construção do leito de secagem de lodo digerido pela lagoa de tratamento de esgoto. A rede, com mais de 4 mil metros, contribuiu para a universalização do acesso ao esgotamento sanitário, melhorando a qualidade de vida da população e propiciando uma redução de custos com saúde pública.

Ampliação do sistema de esgotamento sanitário da Bacia C, nos bairros Novo Cacoal, Novo Horizonte, Brizon, Josino Brito e Jardim Itália. Houve uma ampliação total de cerca de 10 KM de rede nessa localidade e com isso centenas de famílias foram atendidas com esses serviços que resultam em melhoria na qualidade de vida dos consumidores.

 Outro bairro que também foi beneficiado com obras de ampliação ou implantação de rede de saneamento básico foi o bairro Santo Antônio. Dezenas de famílias serão beneficiadas com a realização dessa obra, que está em fase final para ser concluída.

O SAAE também investiu no sistema de captação e bombeamento de água até a sua estação, o que permitiu uma melhoria na distribuição de água por toda a rede de abastecimento. Para melhorar a captação, foram instaladas 02 bombas anfíbias, que irão melhorar o sistema de captação de água e sua canalização à central de tratamento.

 

Para acompanhar como está a distribuição de água por todos os bairros da cidade, nesse período sob a administração de Jadir Hentges, o SAAE investiu na compra de um sistema de monitoramento por telemetria. 

Através desse sistema os técnicos e a própria direção do SAAE podem visualizar os níveis dos reservatórios, vazão e pressão das redes, ligar ou desligar motores, abrir e fechar válvulas, e também monitorar as diversas variáveis.

 

MAIS OBRAS E INVESTIMENTOS

Ampliação de um trecho entre o Picheck e Santo Antônio, resolvendo um problema antigo da localidade. Implantação de nova rede paralela de interligação da Estação de Tratamento de Esgoto. Revisão e automação do gerador de energia de Riozinho

Instalação de aerador e rede elétrica interna e externa da lagoa de tratamento, Troca dos elementos filtrante dos filtros russos; Pintura nas instalações administrativas, serviços externos e Estação de Tratamento de Cacoal; Manutenção corretiva na Eta Cacoal; Troca do Assoalho da Balsa; Instalação de bomba para limpeza do filtro russo;  Substituição dos elementos filtrantes da Estação de Tratamento do Riozinho e base para as caixas de cloro; Troca da cruzeta da rede elétrica do transformador até a captação de Riozinho. 

 

LIGAÇÕES DE ÁGUA E ESGOTO ATUALMENTE EM CACOAL

Quando Jadir Hentges assumiu o comando do SAAE, no final de outubro de 2018, Cacoal contava com 28.522 famílias e empresas atendidas por água encanada. Agora, no final de 2020, esse número saltou para 30.653, com um aumento de mais de duas mil famílias atendidas. Já em relação a residências servidas por rede de esgoto, quando ele assumiu, havia 18.807 residências atendidas, 65,7% das famílias. Em 2020, esse número saltou para mais de 22 mil novas residências atendidas, o que representa cerca de 73% de residências atendidas.

 

TOTAL DE INVESTIMENTOS NOS ÚLTIMOS ANOS

Além de todas essas ações realizadas já sob a gestão de Jadir Hentges, o SAAE investiu mais de 30 milhões de reais na compra de equipamentos, aquisição de aerador para a lagoa de tratamento, instalação de equipamentos elétricos e bombas anfíbias. Neste período, houve também uma melhora significativa na oferta de serviços de esgotamento sanitário. No que diz respeito ao monitoramento da qualidade da água, o laboratório de análises químicas da autarquia fez coleta de água nas pontas das redes para avaliar a qualidade da água, monitorou a qualidade da água em escolas públicas e até em poços de escolas da área rural, além do atendimento aos clientes que requisitavam análises de água de seus poços e minas, tanto na área rural, quanto urbana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo