Prefeito Adailton Fúria ressalta importância do 1º Fórum Pró Cacau e anuncia 15 milhões de investimentos

Ao participar do 1º Fórum Pró Cacau, realizado no último dia 02 de julho na Câmara Municipal de Cacoal, o prefeito Adailton Fúria parabenizou o vereador Romeu Moreira por coordenar o Movimento Pró-Cacau e destacou a parceria de todos os membros do Poder Legislativo e de entidades municipais e estaduais que se prontificaram a dar vida a essa iniciativa.

Adailton Fúria afirmou que o vereador Romeu teve a brilhante ideia de incentivar os produtores rurais a investirem na cultura cacaueira, o que vai permitir que Cacoal faça jus ao seu nome, que deriva justamente de sua capacidade em produzir cacau, embora suas terras também produzam em abundância o café e tantas outras culturas que, como fonte de riqueza, impulsionaram o comércio, o setor de serviços e a agroindústria no município.

“A realização desse fórum Pró Cacau é um momento histórico para Cacoal, uma cidade que não parou, mesmo nesses tempos tão difíceis. A agricultura, a pecuária e o agronegócio são os motores da economia. O homem do campo é quem viabiliza, com sua produção, o desenvolvimento e pujança econômica do município, pois é ele que tem a solução para um mundo que tem fome e depende do trabalho árduo do agricultor e do pecuarista para buscar o suprimento de que precisa”, afirmou o prefeito de Cacoal.

PARCERIAS

Adailton Fúria agradeceu a todos os parceiros que abraçaram a ideia e estão empenhados para que ela se torne uma realidade. Ele destacou que entidades como o IFRO, o Sebrae, a Emater, a Secretaria Estadual da Agricultura, a CEPLAC, as Câmaras Setoriais do Café e do Cacau, o Idaron, o MAPA, e tantos outros órgãos estaduais e federais são importantíssimos para que a agricultura e a pecuária tenham o suporte necessário ao seu pleno desenvolvimento.

Ele ressaltou também que, no âmbito municipal, toda a estrutura administrativa do município se coloca ao lado dos produtores rurais e destacou o papel fundamental da SEMAGRI, SEMOSP e SEMICT. Ele esclareceu que mesmo a SEMICT, que tem como foco o apoio à indústria, comércio e turismo, também é um ponto de apoio a todo o agricultor que deseja empreender e agregar valor à sua produção, ao investir na agroindústria, atividade esta que inclusive conta com linhas de créditos em instituições financeiras que tornam possível essa empreitada.

PROGRAMA “PORTEIRA ADENTRO”
O prefeito Adailton Fúria aproveitou o ensejo da realização do Fórum Pro Cacau para informar que nesta semana o município recebeu 4 milhões e 200 mil reais para a implementação do programa Porteira Adentro e destacou que os recursos são provenientes de emenda da deputada federal Jaqueline Cassol (PP), que é uma das campeãs em emendas para Cacoal.

O objetivo primordial do Programa Porteira Adentro é fortalecer a agricultura familiar e as secretarias de obra e agricultura do município vão estar engajadas em dar o suporte de que o produtor rural precisa.

“Não se faz agricultura à base de enxada e enxadão, como era antigamente. Hoje a agricultura precisa de maquinários”, disse. Fúria acrescentou que, além dos recursos liberados pela deputada Jaqueline Cassol, a Secretaria Municipal da Agricultura e Secretaria de Obras vão receber o aporte de 11 milhões de reais, de emendas do deputado federal Expedito Neto (PSD) que serão utilizados para a compra de PC, caçambas, retroescavadeiras e patrolas, que serão colocadas a serviço da agricultura familiar. Esse maquinário, segundo ele, vai ajudar na construção de tanques para piscicultura ou para irrigação, abertura de carreadores, recuperação de estradas vicinais e reparos em pontes etc.

O prefeito também anunciou que a prefeitura vai implementar um programa de apoio à irrigação que vai ajudar bastante o produtor rural a irrigar a sua plantação de cacau, café e de hortaliças. “Sem água, não se produz nada e a prefeitura tem que estar mais próxima do agricultor e de entidades que dão suporte ao homem do campo. Os órgãos da administração pública precisam ter sintonia com quem produz, no campo ou na cidade, pois essa afinidade é que vai garantir um futuro melhor para os nossos filhos e os nossos netos. As ações de hoje é que vão determinar que condições terão as futuras gerações”, concluiu o prefeito de Cacoal.

Imprimir

GOSTARÍAMOS DE OUVIR SUA OPINIÃO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui