O DIA NA HISTÓRIA – Dia da Discriminação Zero

PORTO VELHO – BOM DIA 1 DE MARÇO! COMEMORA-SE: Dia das Crianças Doentes. Dia da Discriminação Zero. Dia Internacional da Proteção Civil. Dia do Turismo Ecológico. Católicos lembram Santa Eudóxia, Santo Albino, São João Ogilvie, São Simplício e São Suiberto.

                                       FOTO DO DIA

Goiano de nascimento, Assis Canuto é dos muitos brasileiros que passou muito do fato apenas de “tomar a água do Madeira e nunca mais ir embora”. Em 1969 ele desembarcou no Aeroporto do Caiari, área onde estão a Vila Militar, a sede da Assembleia Legislativa, o Judiciário, o CPA do Governo, mas não ficou em Porto Velho. Foi um dos responsáveis, no Incra, pela organização da estrutura fundiária de Rondônia, duas vezes deputado federal (na segunda foi um dos  Constituintes de 1988), prefeito e vice-prefeito de Ji-Paraná, vice governador do Estado e, também, teve participação ativa para que Rondônia fosse beneficiado pelo Programa Planafloro que ele, vice-governador do Estado, assinou (foto, tendo ao lado o embaixador Marcílio Moreira Marques) em Washington. Reside em Ji-Paraná desde quando a cidade era chamada Vila Rondônia.

                                        FATOS 

1290 — O rei D. Dinis, assina o documento Scientiae thesaurus mirabilis, que cria a Universidade de Coimbra. 1457 — Fundação da Unitas Fratrum na Boêmia (ALE), a segunda mais antiga denominação protestante. 1493 — A caravela La Pinta atraca em Bayona (ESP) na volta de Colombo após descobrir a América. 1553 — Duarte da Costa substitui Tomé de Souza como governador-geral do Brasil. 1565 — Fundação da cidade do Rio de Janeiro. 1692 — Sarah Good, Sarah Osborne e Tituba, as “bruxas de Salem,” são julgadas em Salem Village (EUA). 1810 – Nasce Frederic Chopin um dos grandes compositores do mundo. 1845 – Tratado de Paz encerra a Revolução Farroupilha. 1894 — Primeira eleição direta para presidente do Brasil. Eleito Prudente de Moraes com 280 mil votos. 1894 – Começa a construção da cidade de Belo Horizonte. 1898 – Manuel Ferraz de Campos Salles é eleito Presidente do Brasil.  1915 – Nasce Zenny de Azevedo, o “Algodão”, capitão das seleções brasileiras de basquetebol campeã mundial de 1959/63. Em 1919 – Nasce João Marques Belchior Goulart, o Jango, presidente do Brasil deposto pelo movimento de 1964. 1923 – Falece Rui Barbosa, jurista, jornalista e político brasileiro, apelidado “Águia de Haia”.

Lúcio Albuquerque – [email protected]

Imprimir

GOSTARÍAMOS DE OUVIR SUA OPINIÃO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui