Estudo do Ipea aponta Rondônia como o 5º pior estado em todo o Brasil no quesito enfrentamento à Covid-19

De acordo com estudo de 60 páginas elaborado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e divulgado em novembro, Rondônia é o 5º pior estado em todo o Brasil na avaliação de enfretamento à pandemia do Coronavírus (COVID-19/SARS-CoV-2).

A unidade da federação fica à frente somente de Alagoas, Amapá, Roraima e Mato Grosso.

O levantamento, intitulado “Ciência e Pseudociência Durante a Pandemia de COVID-19: O Papel dos “Intermediários do Conhecimento” nas Políticas dos Governos Estaduais no Brasil”, também indica 15 estados onde foram adotadas políticas públicas e/ou recomendações de tratamentos sem base científica.

Neste ponto, Rondônia surge de novo entre.

Desde o início da pandemia, o estado registrou 274 mil casos de COVID-19; são 6.594 mortes.

Em determina passagem, o documento ressalva a pouca participação de técnicos especializados quando da formação do Gabinete de Crise:

“Em Rondônia, por exemplo, o gabinete de crise foi complementado por um comitê interinstitucional de enfrentamento à COVID19, mas dos cinco integrantes deste apenas um era da área de saúde ou outra disciplina importante para a contenção da epidemia”.

Também cita:

“Em Rondônia, o governo recomendou aos prefeitos e à população não apenas o “tratamento precoce” mas também o “tratamento profilático”, o que ainda ocorria em março de 2021”.

 

CONFIRA A ÍNTEGRA DO ESTUDO:

PorPovo Em Alerta

Imprimir

GOSTARÍAMOS DE OUVIR SUA OPINIÃO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui