Geral

Comissão da Covid-19 aprova plano de trabalho e define agenda do colegiado

Serão 120 dias de dedicação exclusiva pela causa justa, que é a pandemia, afirma Confúcio Moura

A Comissão Temporária da Covid-19 (CTCOVID19) criada para acompanhar as ações do governo contra a pandemia do coronavírus, incluindo o processo de vacinação, presidida pelo senador Confúcio Moura (MDB/RO), aprovou nesta segunda-feira (08), em reunião remota, o plano de trabalho para 2021 apresentado pelo relator, senador Wellington Fagundes (PL/MT).

O Senador Confúcio Moura sugeriu que seja convidado para a primeira reunião com os governadores o presidente do Fórum Nacional dos Governadores, Wellington Dias (PT/PI), e também os presidentes dos Consórcios Brasil Central, do Norte, Nordeste e Sudeste, para debater as dificuldades encontradas pelos Estados no enfrentamento da pandemia, o estágio da vacinação e o colapso no sistema de saúde.

Uma proposta que Confúcio Moura defendeu, e acatada pelo senador Wellington Fagundes, foi para que todos os parlamentares da Comissão CTCOVID19 sejam sub-relatores. Segundo ele, é impossível que um trabalho dessa envergadura seja feito exclusivamente pelo relator.

O presidente do colegiado cobrou ainda uma comunicação massiva de vacinação por parte do Governo. Para ele, o Ministério das Comunicações deve iniciar uma campanha exclusiva, além da parte preventiva, também de vacinação para divulgar massivamente à população. O parlamentar criticou ainda o Ministério da Saúde. “Não se pode falhar tanto como tem falhado, atrasado os programas – marca um prazo, atrasa. Então, nós temos que ter uma certeza desses cronogramas bem cumpridos” asseverou.

Confúcio Moura também cobrou a participação dos parlamentares nas reuniões e reafirmou a fundamental importância deles nas discussões. “O relatório final deverá ser entregue no dia 30 de junho. Não podemos faltar. Tudo é muito compacto. São só 120 dias de dedicação exclusiva pela causa justa, que é essa da pandemia, das consequências da doença, da mortalidade elevada”, pontuou.

Em Tempo
A Comissão Temporária da Covid-19 no Senado (CTCOVID19) foi criada no dia 23 de fevereiro último, é composta por seis membros titulares e igual número de suplentes, e conta com prazo de 120 dias de funcionamento. As reuniões do colegiado ocorrerão às segundas e às quintas-feiras, às 9h. A primeira audiência pública deve acontecer nesta próxima quinta-feira (11) com a participação dos governadores.

Foto: Agência Senado

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo