Prefeitura de Cacoal reforça campanha de combate a queimada de lixo doméstico e coloca placas informativas em pontos estratégicos

A prefeitura de Cacoal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, SEMMA, deu prosseguimento a uma campanha de esclarecimento quanto aos malefícios da queimada de lixo doméstico, que havia sido iniciada em 13 de abril. Essas queimadas são crimes tipificados tanto na Lei 9.605/1998, no âmbito federal, quanto na lei municipal 3.228/2014 e a municipalidade pede aos cidadãos cacoalenses para que tomem consciência de que é necessário evitar queimadas, seja em seus próprios quintais ou terrenos baldios.

Com a estiagem e o clima seco, aumentam os incêndios, sejam eles acidentais ou por ação humana. É importante que a sociedade compreenda que a fumaça da queima de produtos como madeira, capim, plástico, galhos e folhas, por motivo de limpeza, aquecimento ou iluminação, acaba causando malefícios enormes e longe de parecer algo trivial, mata milhares de pessoas em todo o mundo, seja de forma direta ou indireta, em razão de gazes poluentes que são lançados na atmosfera.

O prefeito Adailton Fúria quer, com essa campanha, garantir que os cidadãos possam contribuir no combate às queimadas de lixo doméstico e entulhos na área urbana e ajudem o município a reduzir o número de internações de crianças e idosos com falta de ar, casos de asma e doenças pulmonares, dentre outras.
O Chefe do Poder Executivo está coordenando essa campanha em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e conta ainda com o apoio de vários parceiros da iniciativa privada e entidades de classes. De acordo com o titular da SEMMA, os moradores que se depararem com queimadas em quintais ou terrenos baldios, podem reportar a ocorrência à SEMMA através do telefone
69 3441-9724 (whatsapp)

 

Imprimir

GOSTARÍAMOS DE OUVIR SUA OPINIÃO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui