Casos de dengue e zika têm redução em Rondônia; pesquisa foi realizada de janeiro a setembro de 2021

by lucas | 23 de setembro de 2021 17:17

Foto: Governo de RO

Dados do Boletim Epidemiológico, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), apontam para a redução de casos em dengue e zika vírus, entre 3 de janeiro a 18 de setembro de 2021. Apesar da diminuição, a Agevisa alerta que os cuidados essenciais devem ser mantidos nos próximos meses.

O Boletim aponta para satisfatório na maioria dos municípios. Cinco estão em estado de alerta:

De acordo com a coordenadora Estadual de Vigilância e Controle do Aedes aegypti, da Agevisa, Bárbara Moura, “em comparação com o mesmo período de 2020, os casos de dengue registraram uma queda de 58%. No ano passado foi registrado um total de 3.170 casos. Já em 2021, a queda registrou 1.329 casos de dengue”, afirma.

ANO DENGUE ZIKA CHIKUNGUNYA
2021 1.329 37 58
2020 3.170 67 53

Apesar das reduções, Bárbara Moura, explica que os cuidados básicos ainda são imprescindíveis. “Os criadouros predominantes estão nos lixos domésticos. São lugares onde facilmente encontramos latas, copos plásticos, garrafas pets, pneus, tampinhas, entres outros recipientes que podem acumular água, ambientes propícios para a fêmea do mosquito depositar os ovos”, reforça.

Os objetos que servem de berçário para o transmissor das doenças, podem estar em terrenos baldios, quintais, ferros-velhos e em outras áreas sem cuidados. “É importante que a população se mobilize e continue vigilante cuidando do seu quintal e eliminando os ambientes favoráveis para criadouros do Aedes aegypt”, pontuou o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório.

PREVENÇÃO

Para combater a dengue, as orientações são as seguintes:

 

Por: Governo de Rondônia

Source URL: https://www.solderondonia.com.br/casos-de-dengue-e-zika-tem-reducao-em-rondonia-pesquisa-foi-realizada-de-janeiro-a-setembro-de-2021/