Unidades da Idaron estão abertas, mas priorizam atendimento online e por telefone para evitar riscos durante pandemia

Serviços da Idaron são disponibilizados normalmente nas unidades, com priorização do atendimento por telefone e online.

O atendimento ao produtor e à indústria, para emissão de GTA (Guia de Transporte Animal) e PTV (Permissão de Transporte Vegetal), e o trabalho de fiscalização nos postos e unidades da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), em todo o estado, assim como atendimento à notificações continuam sendo feitos normalmente pela Agência.

Contudo, para minimizar os riscos à saúde, principalmente dos produtores que têm idade mais avançada, a Agência está priorizando os atendimentos via telefone fixo e whatsApp, além de e-mail e o autoatendimento através do site www.idaron.ro.gov.br, onde estão disponíveis a GTA e a PTV online.

“Com o objetivo de diminuir o risco de contaminação por Covid-19, solicitamos que somente procurem o atendimento da Idaron para os casos que não puderem ser resolvidos via telefone ou e-mail, ou pelos canais de autoatendimento online”, orienta Júlio Cesar Rocha Peres, presidente da Agência Idaron.

Para ter acesso aos serviços via internet, no caso da GTA, por exemplo, depois de acessar o site da Idaron, basta a pessoa clicar no link GTA Online, escolher a opção cadastrar senha e preencher os campos com os dados pessoais. É muito importante que o contato telefônico seja preenchido corretamente. Após a solicitação, o pedido é enviado para um dos servidores da Idaron e, após a aprovação, o internauta receberá a aprovação via e-mail.

Enquanto permanecer o estado de calamidade em Rondônia, a prioridade será esse tipo de atendimento. O produtor não precisa sair de casa, uma vez que todo o serviço pode ser requerido por telefone, whatsApp e pela internet. Qualquer dúvida, o produtor pode ligar para o disque Idaron: 0800 643 4337.

Essas são ações adotadas pela Idaron estrategicamente priorizadas pela equipe que compõe a sala de situação que foi criada pela Portaria Idaron nº 192/2020, para o gerenciamento e medidas de enfrentamento relacionadas a pandemia causada pelo Covid-19. “O objetivo é o tratamento da informação e da comunicação para viabilizar a tomada de decisões de forma rápida para essa situação de emergência, otimizando recursos e ações, sistemas e tecnologias, com fim de minimizar os riscos tanto ao servidor público quanto ao produtor”, explica Júlio Cesar.

As medidas têm por base o Decreto 10.282, de 20 de março, que define os serviços públicos e as atividades essenciais, e a Portaria 193 de 22 de março. Além da disponibilização de novas plataformas de atendimento ao público, a Idaron desenvolveu uma série de campanhas de divulgação orientando o público sobre o atendimento digital e da importância de se permanecer em casa para evitar contaminação pelo Covid-19.

Em apenas um dia, na segunda-feira (23), foram emitidas mais de duas mil GTA’s online. No mesmo período também foram recebidas mais de 100 declarações de rebanho e 47 produtores fizeram cadastro para emissão de GTA pelo modo remoto (internet).

“A necessidade de o produtor comparecer à unidade é mínima, uma vez que esse modelo adotado permite que os documentos sejam enviados e validados remotamente, pela internet”, destacou o presidente da Idaron.

É recomendado que os produtores entrem em contato com as unidades da Idaron de seus municípios  por meio dos telefones da agência disponíveis no site da Idaron.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA